terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CIDADE SEM ALMA

Ontem à noite lia uma crônica interessante sobre a antiga Belo Horizonte. Deparei com uma frase, deveras sintomática desses novos tempos, relacionada com as mudanças ocorridas nas cidades, que ainda existem dentro de nós. São mudanças que levam a crer que "as cidades perderam sua alma", como diz o autor. Pensando bem ,para quem já viveu a sua infância e caminha em direção às fases maduras de suas vidas, há de se concordar com o fato de não mais existir algo que, possa nos identificar diretamente com situações que ocorreram no passado, e proporcionavam a identificação de uma rua, esquina , e até mesmo uma árvore frondosa como referência de um momento único, um encontro de turmas, ou apenas um olhar perdido e apaixonado tendo a natureza como cúmplice . Hoje não se vive isso de nenhuma maneira. Nos tornamos reféns de nós mesmos, do nosso medo e angústia em sair de casa , encontrar amigos, ficar até tarde, na rua em frente às nossas casas, jogando conversa fora. As árvores frondosas se aliaram à escuridão , para favorecer a prática de crimes.Os amigos se refugiaram em msns e orkuts da vida . A conversa da turma virou monólogo em frente à televisão. Perco o olhar através das janelas com grades do meu apartamento , porque , de fato, sou mais uma que reforça o pensamento de uma "cidade sem alma" . Essa "alma da cidade", que é a nossa própria essência, trancada dentro de cada um de nós, junto com as lembranças dessa cidade, que hoje só se vislumbra através de grades, e em poucos momentos, quando tentamos desviar os olhos de um computador e temos diante de nós uma paisagem com montanhas, avenidas movimentadas e barulho de sirene . Nenhum gorgeio de pássaros . Nenhum som de vozes humanas . Apenas um silêncio, de vez em quando, que já não nos diz mais nada. Um cartão postal mandado para o endereço errado.

Somos quem somos porque queremos.

É sério! A gente tem a chance de sonhar os sonhos que a gente quer. Daí a realizá-los é uma questão pessoal de luta, discernimento e vontade de vencer!

Arquivo do blog

Minha foto
BH, MG, Brazil
Sou na luta pela vida, alguém que não desconhece seus iguais. Sonha com a pureza de realizar algo que consiga sensibilizar o rude de coração e convencer o incrédulo que o amor existe se a gente deixar de amar só a nós mesmos.