quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EU AMO...

Eu amo a alguém que mais do que ninguém me suporta. Minhas heresias . Ironias. Bebidas e bobices. Você sempre meu lindo: RICARDO AMADO, MARIDO MEU, como sempre em letras maiúsculas. Em todos os sentidos. AMO !!!

Assim sou eu ...

Feliz sim, apesar das intempéries. Meus filhos, meu marido e minhas netas, que constituem toda a minha riqueza em todas as formas padronizadas pelo amor, estão bem. Não importa que o inimigo invisível e traiçõeiro esteja sempre à espreita. Ainda que desdenhada  pelos pobres mortais invejosos, que não vão à luta, por que se afogam nas armadilhas do consumismo inrrefreado, e desprezam e se acham e com sorrisos zombeteiros tentam destruir a minha vida ... Sobrevivo. A busca na força do Deus Imortal que, de fato existe,  desafia com seus milagres o conceito do ateu e sempre vence - me ampara. Não há maior aliado na vida do simples e crente do que o tempo. Só permanece uma verdade - quem consegue amar , torcer pelo próximo, sentir a dor da humilhação, mas compreender a situação e seguir adiante sem ódio e na tentativa de ser melhor para  poder servir - consegue manter o seu sorriso. Sorriso que espelha paz e harmonia. Detalhe que gostaria de ser entendido - felicidade é estado de espírito para quem pode amar sem preconceitos.
Adiante registro, em forma de homenagem a um dos maiores professores que eu já conheci, e posso  fazer  esta afirmação, enquanto professora e coordenadora pedagógiga do Colégio Municipal Marconi que  fui, o meu agradecimento por ter o prazer de ser uma estudante de direito.  Este jovem, não rendido ao sistema, entende a cultura como a arquitetura do conhecimento. Assim como eu acredito,  percebe que educar significa abrir caminhos, provocar e fazer com que as pessoas saiam do lugar comum. É fácil "passar" conhecimentos. O difícil é fazer com que o outro tenha a percepção  de que, qualquer um de nós, pode  contribuir na significativa mudança social, através da cultura, para um mundo onde não exista a minoria, que anestesia com seus discursos um povo que se considera incapaz.

Obrigada ao meu professor Áquila, a provocação para ter escrito este texto.

DEMOCRACIA É LIBERDADE

*Márcia Cesar





Nossa constituição é chamada de democracia porque o poder está nas mãos, não de uma minoria mas, de todo o povo.Quando se trata de resolver questões privadas, todos são iguais perante a lei, quando se trata de colocar uma pessoa diante de outra em posição de responsabilidade pública, o que vale não é o fato de pertencer a determinada classe, mas a competência real que o homem possui." (Extraído de: BRAICK, Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho.História, das cavernas ao Terceiro Milênio).

Uma releitura deste trecho do discurso de Péricles, que governou Atenas de 461 a 429 a.C., nos leva a perceber de que se trata de um pressuposto atemporal. Não fossem as referências, e poderíamos identificá-lo como discurso de dirigentes do nosso século. O poder que ele ressalta como sendo "de todo o povo", paradoxalmente continua sendo de uma mesma minoria de ricos, influentes e poderosos. Um olhar mais crítico face à história recente do país e do mundo nos conduz a uma sensação insólita e incômoda de "déjà vu". Por este paradigma de democracia é que se vem pautando os governantes através dos tempos.

A uma verdadeira democracia, se exige a representatividade e a participação de todos os segmentos da sociedade. O diálogo deve existir e exigir, das partes, responsabilidade e comprometimento. Não deve se contentar em ser apenas um discurso político mas, que privilegie o bem estar físico, mental, socio e cultural de todos. A competência real da pessoa ultrapassa a questão do ter, para fazer do ser, aquele que respira e tem percepção do que significa liberdade.

Caso contrário, a distância entre a democracia grega e a atual somente corrobora com algo que se mostra bastante recorrente na história. Estaremos sempre lutando para a conquista de uma democracia que não se coaduna com o princípio que realmente torna os homens iguais: liberdade. Foi assim com os nossos pais em sua luta contra a ditadura. Está sendo assim na Grécia dentro de um regime que se diz democrático. O que se percebe, mais uma vez, é o poder dos que detêem a riqueza, sejam países, ou sejam homens, sendo uma minoria, que consegue seduzir o povo através do mesmo discurso demagógico que costuma anestesiar, ou que apresenta pressupostos que visam apenas resguardar seus interesses capitalistas.

Se às novas gerações não forem dadas as possibilidades decorrentes da busca da liberdade utópica, que enseja luta pelo direito a valores morais e verdadeiros, que constituem o princípio maior da democracia - nada terá sido mudado. Se o entendimento da importância do ser em detrimento do ter não for compreendido - apenas só se terá passado o tempo. Ter -se-á de vez esquecida e talvez perdida para sempre a ternura.


*
Estudante do curso de Direito da Famig.



 

Somos quem somos porque queremos.

É sério! A gente tem a chance de sonhar os sonhos que a gente quer. Daí a realizá-los é uma questão pessoal de luta, discernimento e vontade de vencer!

Arquivo do blog

Minha foto
BH, MG, Brazil
Sou na luta pela vida, alguém que não desconhece seus iguais. Sonha com a pureza de realizar algo que consiga sensibilizar o rude de coração e convencer o incrédulo que o amor existe se a gente deixar de amar só a nós mesmos.