sábado, 3 de janeiro de 2009

TEMPO DE MUDANÇAS ...


De mudanças ortográficas. "Não me veem mais com o mesmo acento e acho benfeito para nós". Na altura da minha vida tenho de desaprender o que ainda insisto em aprender. Com certeza essas mudanças, que ora nos assolam e, que já fazem dos meus textos anteriores coisa do passado sejam obra de economistas. A minha versão: Encontraram-se os maiores economistas do país para solucionarem a crise das universidades, principalmente as particulares. A Língua Portuguesa era a vilã das reprovações nos vestibulares e nos cursos. "Vamos fazer o seguinte se a demanda é a grana dos alunos para as intituições financeiras, quero dizer, escolares e a oferta é de alunos analfabetos, o ponto de equilíbrio é a reforma ortográfica que vai valer a partir de primeiro de janeiro, mas vamos dar um bom tempo para que seja literalmente adotada e até lá a gente vai inventando umas adaptações, o certo pelo não certo, tudo pela mais valia", concluíram felizes os economistas (rs). Se esquecem que - Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves, que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá - Gonçalves Dias em Canção no Exílio sabia o que escrevia. Fato é que:

Desde o primeiro dia do ano, as novas regras ortográficas, determinadas pelo acordo ortográfico entre países que têm o português como língua oficial, passaram a valer no Brasil. O país, contudo, ainda tem até 31 de dezembro de 2012, período de transição, para se adaptar às mudanças que não atingem mais do que 0,5% da forma de escrever. Ate lá, podem ser usados tanto o formato antigo quanto o novo. Depois de quatro anos, a alteração passa a vigorar de vez. A forma de falar continua a mesma, o que muda é somente a escrita. As principais modificações são: desaparecimento do trema, supressão do hífen em alguns casos, a retirada de acentos em ditongos e a exclusão de três letras (Y, W e K) no alfabeto, que voltam apenas para manter a grafia de palavras estrangeiras. O acento circunflexo também sofreu algumas mudanças. Ele será suprimido nos casos em que dois 'os' ou dois 'es' ficam juntos, a exemplo de vêem e vôo, que passarão a ser grafados sem o acento (voo e vêem).

PARA MARIANA MÁRCIA

Saudades, quanto eu estou sentindo, dos tempos que já se eternizaram no espaço. de pessoas que se foram levadas pela síntese inexorável da vida, ou deixadas pela memória no passado. Algumas ainda nos surpreendem e no expirar do sopro do último vento da ida para um novo tempo reaparece e nos traz alegria. Que bom coleguinha Mariana, que traz também o meu nome, ter lembrado deste blog que, agora, virou meu cantinho. Para mim a possibilidade de fazer dele uma extensão dos meus pensamentos e observações sobre a vida foi uma das melhores coisas. Hoje eu já saberia criar outro blog, já levo mais jeito com essa tal de tecnologia. No entanto, foi aqui que tudo começou com o incentivo da professora Josana. E depois que ele foi "abandonando", me senti no direito de apossar-me dele e transformá-lo no "meu blog". Mas, sempre que voce quiser, "eu permito"(rs), que registre seus comentários, pois sabemos do carinho e respeito entre nós dos primeiros tempos de faculdade. Feliz regresso.

Somos quem somos porque queremos.

É sério! A gente tem a chance de sonhar os sonhos que a gente quer. Daí a realizá-los é uma questão pessoal de luta, discernimento e vontade de vencer!

Arquivo do blog

Minha foto
BH, MG, Brazil
Sou na luta pela vida, alguém que não desconhece seus iguais. Sonha com a pureza de realizar algo que consiga sensibilizar o rude de coração e convencer o incrédulo que o amor existe se a gente deixar de amar só a nós mesmos.