sábado, 3 de janeiro de 2009

TEMPO DE MUDANÇAS ...


De mudanças ortográficas. "Não me veem mais com o mesmo acento e acho benfeito para nós". Na altura da minha vida tenho de desaprender o que ainda insisto em aprender. Com certeza essas mudanças, que ora nos assolam e, que já fazem dos meus textos anteriores coisa do passado sejam obra de economistas. A minha versão: Encontraram-se os maiores economistas do país para solucionarem a crise das universidades, principalmente as particulares. A Língua Portuguesa era a vilã das reprovações nos vestibulares e nos cursos. "Vamos fazer o seguinte se a demanda é a grana dos alunos para as intituições financeiras, quero dizer, escolares e a oferta é de alunos analfabetos, o ponto de equilíbrio é a reforma ortográfica que vai valer a partir de primeiro de janeiro, mas vamos dar um bom tempo para que seja literalmente adotada e até lá a gente vai inventando umas adaptações, o certo pelo não certo, tudo pela mais valia", concluíram felizes os economistas (rs). Se esquecem que - Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves, que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá - Gonçalves Dias em Canção no Exílio sabia o que escrevia. Fato é que:

Desde o primeiro dia do ano, as novas regras ortográficas, determinadas pelo acordo ortográfico entre países que têm o português como língua oficial, passaram a valer no Brasil. O país, contudo, ainda tem até 31 de dezembro de 2012, período de transição, para se adaptar às mudanças que não atingem mais do que 0,5% da forma de escrever. Ate lá, podem ser usados tanto o formato antigo quanto o novo. Depois de quatro anos, a alteração passa a vigorar de vez. A forma de falar continua a mesma, o que muda é somente a escrita. As principais modificações são: desaparecimento do trema, supressão do hífen em alguns casos, a retirada de acentos em ditongos e a exclusão de três letras (Y, W e K) no alfabeto, que voltam apenas para manter a grafia de palavras estrangeiras. O acento circunflexo também sofreu algumas mudanças. Ele será suprimido nos casos em que dois 'os' ou dois 'es' ficam juntos, a exemplo de vêem e vôo, que passarão a ser grafados sem o acento (voo e vêem).

Nenhum comentário:

Somos quem somos porque queremos.

É sério! A gente tem a chance de sonhar os sonhos que a gente quer. Daí a realizá-los é uma questão pessoal de luta, discernimento e vontade de vencer!

Arquivo do blog

Minha foto
BH, MG, Brazil
Sou na luta pela vida, alguém que não desconhece seus iguais. Sonha com a pureza de realizar algo que consiga sensibilizar o rude de coração e convencer o incrédulo que o amor existe se a gente deixar de amar só a nós mesmos.